Para quem está em busca do ar condicionado ideal para si, é fundamental saber quais são os modelos comercializados atualmente e para que casos eles são mais indicados.
Como existem muitos modelos e tecnologias diferentes, as vezes podemos ficar perdidos e acabar escolhendo aquele que não supre as nossas necessidades, configurando-se, assim, em um gasto desnecessário.
Para não errar na escolha, veja essas dicas que separamos e explicações sobre todos os modelos de ar condicionado vendidos atualmente.
Será que o ar condicionado é o mais indicado para você?
Antes de começarmos a falar sobre os modelos de ar condicionado, no entanto, é necessário explicar os outros tipos de aparelhos que existem no setor de climatização e ventilação.
Embora o ar condicionado seja o aparelho mais conhecido e amplamente utilizado, a depender do caso, outras opções também podem ser viáveis – e até mais econômicas. Então, que tal compreender as diferenças entre cada tecnologia?
- Climatizador: pode ser ou não do tipo evaporativo, sendo o último o mais usado. Neste caso, ele utiliza a água do seu compartimento interno para resfriar o ar da divisão. Em geral, os climatizadores são equipamentos portáteis e de fácil manuseio, o que permite a sua utilização tanto na parte interna, como externa da casa. A depender do modelo, o climatizador pode diminuir até 5ºC do ambiente e, alguns, também dispõem da função de aquecimento. Diferente do ar condicionado, o climatizador não necessita de isolamento do ambiente, e também ajuda a melhorar a qualidade do ar, além de consumir menos energia. Contudo, ele não é indicado para zonas muito quentes e úmidas, pois não promove um arrefecimento muito eficiente do ambiente, apenas ventila e humidifica.
- Circulador de ar: é destinado a distribuir, de maneira homogênea, o ar por várias direções, de uma forma diferente do ventilador comum. Ele é a opção mais indicada para quem não gosta de sentir o vento de forma direta no rosto na hora de dormir, por exemplo. Contudo, ele é pouco eficiente para ambientes grandes e não promove uma grande diminuição da temperatura.
- Ar condicionado: de todas as opções é o mais eficiente no controlo da temperatura, permitindo o usuário definir quantos graus deseja em determinado ambiente. As vantagens do uso desse equipamento estão ligadas ao melhor conforto térmico proporcionado, sendo capaz de arrefecer divisões grandes e sendo adequado para qualquer condição climática, tanto inverno, como verão. Contudo, ele consome muito mais energia do que as outras opções e necessita de uma instalação que envolve mais custos e, de preferência, feita por um profissional qualificado.
Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado.
Deixe uma resposta