Nesta série de artigos, estamos a lhe diferenciar os tipos de ar condicionado e para que são indicados, de modo a facilitar a sua escolha no que seja mais indicado para si. Caso tenha perdido a primeira parte, pode conferi-la aqui, quando explicamos a diferença do ar condicionado com os demais meios de arrefecer o ambiente.
Quais os tipos de ar condicionado e suas indicações?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os outros sistemas de refrigeração, que tal conhecer sobre os modelos e indicações de ar condicionado? Isto, certamente, irá lhe ajudar a descobrir o mais indicado para o seu caso.
- Ar condicionado de janela:
Também chamado de ‘janeleiro’, esse equipamento é o modelo mais tradicional de ar condicionado e, com isso, menos tecnológico.
Ele funciona de maneira muito simples: um dispositivo retira o calor da divisão e o transfere para o ambiente externo. Para instalar esse modelo é preciso fazer um buraco junto a janela, ocupando o espaço da ventana. Entretanto, esse aparelho tem um consumo baixo de energia, mas, por outro lado, também possui uma potência menor.
Como vantagens pode-se citar os preços mais competitivos e a compactação dos modelos, além da instalação mais simplificada. Já as desvantagens são: a baixa capacidade (oferece em torno de 7 a 30 mil BTU), de forma a não ser suficiente dependendo do tamanho da divisão e também o ruído excessivo deste equipamento.
Ele é indicado para ambientes pequenos e que um pouco de ruído não seja problema. Como o ar condicionado de janela exige uma saída para o exterior, ele não é recomendado para habitações que possuem restrições em relação às mudanças estruturais.
- Ar condicionado Split:
Também conhecido como “ar condicionado de parede”, este aparelho é composto por duas partes, sendo a evaporadora (que lança o ar gelado ou quente na divisão) e a condensadora (que fica no lado externo da habitação e realiza o resfriamento do ar, além de ser responsável pelo barulho).
É um dos mais usados atualmente, sendo os que possuem tecnologias mais modernas e melhores designs. Entre as vantagens, pode-se citar a baixa carga de ruídos, a capacidade (que pode chegar a até 80 mil BTU) e a não exigência de um trabalho muito grande na instalação, sendo, apenas, necessário um buraco na parede para passar as tubagens.
Entretanto, este tipo de ar condicionado ainda possui preços elevados e, apesar de simples, a instalação deve ser feita por técnicos especializados.
O ar condicionado Split ou de parede é indicado para divisões maiores e que permitem obras estruturais, já que serão necessárias para a passagem das tubagens. Em ambientes pequenos, o Split também funciona de maneira muito eficiente e pode oferecer alguma economia quando comparado com o de janela.
Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!
Instalação de Ar Condicionado | TKA from TKAr Condicionado on Vimeo.
Deixe uma resposta