Se está em busca do seu novo aparelho de ar condicionado, já deve ter notado que existem muitos modelos e marcas diferentes, não é mesmo?
Isso pode confundir e gerar muitas dúvidas na hora de escolher o aparelho ideal para si e que consiga suprir as suas necessidades. Se você está a passar por esse processo, veja as dicas que separamos para lhe ajudar a comprar o aparelho de ar condicionado mais indicado para as suas necessidades.
Os tipos de ar condicionado
Antes de tudo é muito importante que você conheça os tipos de ar condicionado disponíveis no mercado, para poder, então, escolher o que mais lhe convém.
Lembre-se que, nem sempre, o modelo mais econômico é realmente aquele que irá lhe fazer poupar durante os anos. Por isso, é importante optar pelo modelo que seja mais adequado para a divisão e que esteja de acordo com as suas demandas energéticas.
Fique atento as promoções que algumas empresas fazem de modelos simples de Split, que ligam-se e desligam-se de modo a consumir mais energia e a causar grandes flutuações de temperatura.
Por isso, sempre cheque a etiqueta energética e garanta que está a comprar um aparelho regularizado, que tenha passado por todos os testes e que seja aprovado pelo governo português.
O ideal é sempre optar pelo inverter, embora o seu custo inicial possa ser mais alto, ele é mais eficiente e mais económico, pois regula a potência de acordo com a temperatura desejada.
Dito isto, vamos aos modelos de ar condicionado:
- Ar condicionado portátil:
São semelhantes aos aparelhos monoblocos convencionais, mas podem ser levados para outras divisões. Eles ficam ligados ao exterior da casa por meio de um tubo. Entretanto, a maioria apenas arrefece o ambiente.
Justamente por possuírem dimensões pequenas é que o seu sistema de arrefecimento é menos eficaz. Além disso, a colocação do tubo necessita de uma abertura na parede ou na janela. Como alternativa, poderá deixar uma janela aberta, mas isso irá fazer com que você perca um pouco da eficiência do aparelho. Outro ponto negativo é o ruído alto quando estão a funcionar.
- Ar condicionado Split e Multi-Split:
Os modelos Split são formados por uma unidade interior e outra exterior, enquanto os multi-split possuem uma unidade para o exterior e de duas a quatro para o interior.
Assim, com os modelos multi-split é possível ter ar condicionado em diferentes divisões, com apenas uma unidade exterior. Para que este sistema funcione, os tubos de refrigeração necessitam atravessar várias divisões, exceto em casos de construções com pré-instalação.
- Ar condicionado chillers com ventiloconvectores:
São modelos que possuem apenas uma unidade exterior, com a possibilidade de conjugação de vários ventiloconvectores, aos quais podem ser associados radiadores ou toalheiros.
Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!
Deixe uma resposta