Criado por & Incluido na categoria Sem categoria.

Nesta série de artigos, estamos a lhe dar dicas importantes para que escolha o melhor ar condicionado para si. Se você perdeu as outras partes, pode conferir a primeira aqui (quando falamos um pouco dos tipos de ar condicionado) e a segunda aqui (quando abordamos a questão da potência, e lhe ensinamos a definir a mais indicada para a sua habitação).

Outras dúvidas em relação a escolha do ar condicionado

É comum também se questionar sobre optar entre um aparelho para o interior do tipo mural (que fica pendurado na parede a sensivelmente 2.3m do chão) ou do tipo chão (a máquina fica colocada junto ao rodapé).

Antes de se decidir por um ou por outro, considere também a quantidade de ruído que cada uma das opções promove, pois ambos estarão a funcionar no interior da divisão. Justamente por isso, eles não devem exceder os 40dB. No mercado, atualmente, é possível encontrar modelos que não ultrapassam os 26 dB. A maior parte dessas informações estão disponíveis na etiqueta do aparelho.

Funções importantes a considerar nos aparelhos de ar condicionado

Além de todos esses dados, cheque quais as funções estão presentes no aparelho que está a comprar e se elas lhe serão úteis ou não. Algumas funções que podem estar presentes:

  • controlo automático: de maneira automática os aparelhos refrigeram ou aquecem a divisão, em função da temperatura do ar;
  • desumidificador: alguns aparelhos oferecem a possibilidade de extrair cerca de 20 litros de água por dia, o que torna o ambiente mais confortável e saudável.
  • programação: é possível, em alguns modelos, selecionar e programar os intervalos de funcionamento, de modo a poupar energia.
  • velocidade da ventoinha: elas podem apresentar até três velocidades de rotação, a depender do modelo esta opção pode ser controlada de forma manual ou automática.
  • fluxo de ar direcionável: permite direcionar o ar em vários sentidos, de modo a tornar o ambiente ainda mais confortável. Em geral, a maioria dos modelos possuem esta opção.
  • modo turbo: é exclusivo dos modelos inverter e permite trabalhar à máxima velocidade em algumas fases, o que se configura em uma vantagem no início do aquecimento ou arrefecimento de uma divisão.
  • limpeza automática: promove a qualidade do ar e a eficiência do aparelho. Assim, uma escova interna   limpa o pó acumulado no filtro no fim da utilização. Outros modelos ainda alertam quando é o momento de trocar ou limpar o filtro.

Apesar de todas essas dicas, lembre-se sempre de dispor de uma equipa de técnicos especializados, tanto na hora da compra do seu aparelho de ar condicionado, como durante as manutenções regulares.

 

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *